Plástica Gengival ou Gengivoplastia
A Plástica Gengival ou gengivoplastia oferece harmonia ao sorriso.
A plástica gengival é uma pequena correção que resulta em uma grande diferença na face e sorriso. A gengivoplastia, como é chamada, é um procedimento simples para remoção do tecido gengival em excesso.
​
O que são as cirurgias plásticas periodontais e quando são contraindicadas?
As Plásticas Gengivais são cirurgias que visam corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. A indicação principal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente. Para estar apto a esta cirurgia o paciente somente deve estar com boa saúde bucal, não havendo assim contraindicações.
​
O que é sorriso gengival e como se resolve?
É a exposição exagerada da gengiva ao sorrir, afetando a estética e por vezes causando constrangimento a pessoa que sorri. O Sorriso Gengival é corrigido com cirurgia plástica gengival ou com uma simples aplicação de botox nos músculos envolvidos. Marque uma consulta de avaliação para saber o que é melhor para o seu caso.
​
Como é a gengivoplastia?
A cirurgia plástica gengival é simples e rápida, não há pós-operatório, o paciente volta em seguida às suas atividades normais. Em geral, o dentista aplica uma anestesia local e com o bisturí, corta o que está sobrando na gengiva corrigindo inclusive outras imperfeições como gengiva torta – plastia gengival. Se o caso for de gengiva aumentada, quando ela aparece muito no sorriso, deve ser feita uma cirurgia mais elaborada, que dura em média de a 2 a 3 horas. Cada caso deve ser analisado. Às vezes, somente retirar o excesso da gengiva resolve, mas em casos mais complexos, quando a parte da gengiva que aparece for maior que 8mm, pode ser necessário uma cirurgia maior, onde se reposiciona o osso, sendo um procedimento bem mais complexo.
O contrário também pode ser corrigido, a falta de gengiva, quando o problema é uma gengiva muito curta. Nesse caso, a cirurgia é um pouco mais difícil, já que é necessário fazer um enxerto de material, que é retirado do palato (céu da boca).
E quanto à dor e ao período de recuperação?
As técnicas mais recentes, além de oferecerem ótimos resultados estéticos, proporcionam um pós-operatório com pouquíssimo desconforto ao paciente. Normalmente, o paciente já pode retornar às atividades no dia seguinte à cirurgia, desde que evite esforços físicos e evite traumatizar a região operada. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros, devem ser tratados antes de qualquer cirurgia estética.
O que é doença periodontal?
Entre as doenças que afetam o periodonto, duas apresentam a maior prevalência na população em geral, a gengivite e a periodontite.
​
Como identificar?
O primeiro sinal aparente é o sangramento da gengiva. Quando isso acontece é por que algo está errado e é hora de procurar um dentista. No menor dos casos, pode ser apenas uma gengivite, que nada mais é, do que uma inflação. Mas se o sangramento for acompanhado por mudanças de cor e na forma da gengiva, pode estar associado ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro sobre os dentes.
Neste caso, qual deve ser o procedimento?
O tratamento consiste em uma limpeza profissional para a remoção destes depósitos. Após, a higienização continua em casa, com escovação e enxágues bucais.
​
Mas e a periodontite, do que se trata?
A periodontite se caracteriza por uma inflamação que afeta, além da gengiva, as outras três estruturas ao redor dos dentes, ou seja, o osso, o ligamento periodontal e o cemento radicular. Assim como a gengivite, a periodontite é causada pela placa bacteriana e pelo tártaro. Por afetar as estruturas responsáveis pela fixação dos dentes, exige tratamento rápido. As características da periodontite e da gengivite são basicamente as mesmas, com exceção dor que é mais evidente em casos de periodontite, além de mau hálito.



